quarta-feira, 15 de abril de 2009

Entendendo o Twitter

Música e Twitter: uma combinação perfeita

Por :MIGUEL CAETANO

Fonte: http://remixtures.com/2009/02/msica-e-twitter-uma-combinao-perfeita/

Mesmo não tendo sido dos primeiro da blogosfera portuguesa a chegar aoTwitter - só estou lá pouco mais de um ano -, já deu para constatar que a plataforma de microblogging tem crescido a todo o vapor ao longo dos últimos três meses. Se em Portugal apenas os bloggers começaram a tweetar em massa, nos Estados Unidos o Twitter corre mesmo o risco de se massificar.

No início da semana a empresa de análise do tráfego da Web Compete revelou que o Twitter ocupa actualmente a terceira posição na sua lista de redes sociais mais populares entre os norte-americanos, de acordo com dados de Janeiro deste ano. Embora continue ainda muito afastado do Facebook e do MySpace, o que é facto é que na lista anterior o Twitter encontrava-se apenas na 22ª posição. Hoje mesmo, o Pew internet & American Life Project anunciou que em Dezembro de 2008 11 por cento dos internautas norte-americanos adultos afirmaram usar o Twitter ou outra plataforma de microblogging.

Tudo isto para dizer que o Twitter está-se a arriscar a deixar de ser apenas uma mera moda entre um grupo de geeks e nerds com interesses esotéricos e obcecados por tecnologia para transformar-se numa fenomenal ferramenta demarketing e promoção de micro-marcas ideal para quem pretenda se aproximar de pequenos nichos. Por outras palavras, o Twitter pode ser extremamente útil para um artista ou uma banda que pretenda dialogar directamente com os seus fãs e tirar partido da Web social. Do mesmo modo, os fãs podem também ficar a par de pequenos momentos da vida privada dos seus ídolos ou do processo de composição, gravação e produção de um álbum ou ainda escutar músicas novas em primeira mão.

Ferramentas e apllcações para músicos e fãs tirarem partido do Twitter

Quem passa algum tempo no Twitter apercebe-se realmente do que é possível fazer com apenas 140 caracteres. As possibilidades são inúmeras: desde escutar uma música por intermédio do playTwitter ou obter recomendações de novas bandas semelhantes aos nossos artistas favoritos graças ao recomme até partilhar um ficheiro através do Twittershare ou uma foto via TwitPC. Quem for utilizador do Last.fm, pode até dar a conhecer os seus followers as músicas que marcaram como favoritas na rede social. O LastFM love/twitter de Peter Weitzman permite exactamente isso.

Recentemente, começaram também a surgir serviços que faclitam a partilha de ficheiros MP3 ao reduzirem o tamanho dos endereços URL do link para uma música. Tal e qual como o TinyURL ou o is.gd só que especializados em música. De certa forma, assemelham-se ao Blip.fm, embora este último seja de facto uma plataforma de microblogging concorrente do Twitter:

  • TinySong - este site funciona como um motor de pesquisa de de MP3s associado ao GrooveShark Lite. O URL gerado pelo serviço quando queremos partilhar uma música encaminha os nossos amigos para o seu siteque por sua vez o reencaminha-o para o site que contém o verdadeiro endereço que nós queremos passar.
  • Songly - possui o mesmo esquema de funcionamento utilizado pelo Songly com a vantagem adicional de disponibilizar uma extensão para o navegador Firefox. Graças a este plug-in, sempre que quisermos partilhar um MP3 basta clicar em cima dele com o botão direito do rato e clicar uma segunda vez por cima do menu contextual. Nos planos dos programadores do projecto está também a possibilidade de publicar automaticamente no Twitter uma canção disponível a partir do Deezer.
  • Twiturm - Bastante parecido com o anterior com a diferença de alojar os ficheiros em servidores próprios. Ao indicarmos o nosso nome de utilizador e palavra-passe temos acesso a uma página de perfil a partir da qual podemos fazer uploads de MP3s. A partir daqui, podemos ouvir a música através do leitor do site ou publicá-la para o Twitter. Também podemos ainda autorizar ou não os nossos followers a fazer o download desse tema. Por fim, podemos ainda usar o Twiturm como serviço de alojamento e partilha de músicas. Convém no entanto não abusar muito uma vez que o seu criador avisa que o serviço apenas deve ser utilizado para guardar, partilhar e twettar músicas criadas por nós e não títulos protegidos por direitos de autor.
  • Tra.kz - o mais recente dos serviços que encurtam URLs. O Tra.kz foi concebido pela equipa de programadores responsável pela comunidade online de remisturas MixMatchMusic e incorpora um leitor de música em flah bastante simples, possibilitando ainda o retweet da música e a respectiva partilha em várias redes sociais. O grande inconveniente é que as bandas têm que alojar as músicas num espaço próprio. Em contrapartida, oferece a possibilidade de descarregar o ficheiro para o nosso disco rígido.

Músicos e bandas que já estão no Twitter


MusicTwitters A chegada de músicos ao Twitter começou quase despercebida mas a verdade é que actualmente o seu número já é bastante elevado. Há medida que o Twitter começou a atingir ritmos de crescimento estratosféricos começaram a chegar nomes de “pesos pesados” do mundo da música como Coldplay, Muse, Bjork,Oasis ou REM. Isto sem falar na própria Britney Spears que trouxe consigomilhares de novos utilizadores ao Twitter.

É claro que nem todos são escritos pelos próprios músicos. Algumas excepções são os Sonic Youth, Kristin Hersh (ex-Throwing Muses e actual responsável pelo projecto CASH Music), MC Hammer, Mike Skinner dos The Streets, o DJ Diplo,Dave Allen dos Gang of Four ou Edward Roste dos Grizzly Bear. Outros não passam de contas falsas criadas por mandriões (Nick Cave e Brian Eno). Uma dúvida que continua a subsistir é se o Trent Reznor que anda por lá é o verdadeiro líder dos Nine Inch Nails ou se se trata de mais um aldrabão. E é claro, temos também o “nosso” David Fonseca que em quinze dias já conseguiu 1500 followers, o que correspondeu a uma entrada directa para o Top 15 dos mais populares do TwitterPortugal.

De modo a que os utilizadores do Twitter acompanhassem a par passo as novas entradas de músicos e bandas na plataforma de microblogging o analista de negócios canadiano Gabriel Nijmeh criou uma folha de cálculo no Google Docsque qualquer pessoa adiciona novos nomes. Neste momento, podemos ali encontrar 728 nomes abrangendo os mais variados estilos musicais desde o Hip-Hop ao Country passando pelo Indie, alternativo, Folk, Jazz, Punk e electrónica.

Outro recurso interessante sobre músicos, editoras, blogs de MP3 e sites de música no Twitter a pensar nos fãs é o MusicTwitters, um site desenvolvido pela publicação de música independente DrownedInSound que, como é lógico, também se encontra no Twitter. Para saberem quais os músicos que vale ou não a pena seguir podem ler este artigo da DiS e este da Pitchfork Media.

Se são músicos ou responsáveis por uma editora discográfica e pretendem começar a twettar recomendo a leitura deste e deste artigo que explicam como e com que periodicidade o devem fazer e o que devem dizer. Depois de entrarem vão ver que vale mesmo a pena estar no Twitter. Tanto mais que não seja pela possibilidade facto de comunicarem directamente com os fãs e obteremfeedback em tempo real da sua parte. Então do que é que estão à espera?

(foto de arcticpenguin segundo licença CC-BY-NC 2.O)

Nenhum comentário:

Postar um comentário