sexta-feira, 10 de abril de 2009

Jungle

Fonte: http://www.submusica.com/

As raízes do Jungle

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Pai do Drum and Bass, o Jungle surgiu no início dos anos 90, final de 1992 e início de 1993, nas comunidades afro-caribenhas inglesas como uma evolução do Ragga-Jungle que havia aglutinado elementos do Breakbeat Hardcore, Ragga, Reggae, Hip-Hop, Dancehall, Toasting e da cultura Yardie em sua estrutura.

O nome Jungle nasceu na Jamaica e era um termo que servia para identificar pessoas que faziam parte de duas regiões diferentes de Kingston: A “The concrete Jungle”, área urbana, e a “The Jungle ou The Gardens”, área florida e arborizada da ilha.

No entanto, o termo começou a ser mais utilizado para designar locais perigosos e violentos, onde a vida não era nada fácil e cuja única lei era a lei da selva, ou seja, as favelas urbanas de Kingston. Apesar de antagônico, o termo realmente é derivado da “The Concrete Jungle” e não do “The Jungle”, o que pareceria mais lógico.

Após a segunda guerra mundial, especificamente nos anos 50/60, o Reino Unido passou a adotar leis estimulando a imigração com objetivo de obter mão-de-obra, principalmente de suas ex-colônicas, como Jamaica e India .

Tal medida favoreceu para que um grande contigente de pessoas fossem para o UK atrás de melhores condições do que a verificada em seus países de origem. Mas foi somente nos anos 70 que se deu uma grande migração de jovens jamaicanos para a Inglaterra devido, principalmente, a uma grave crise social e econômica que se abateu sobre a ilha.

As comunidades afro-caribenhas, situadas em sua maior parte no entorno das principais cidades inglesas, também trouxeram na bagagem a sua cultura e sua música, e são esses dois aspectos os grandes pilares para o entendimento da música jamaicana , e o que se desdobrou a partir dela, na Inglaterra: O Rastafari e o Toasting.

Rastafari é um movimento religioso que prega o retorno dos negros � terra natal de seus antepassados, a �?frica. Surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses negros em meados dos anos 30, iniciado por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de Selassie como o único monarca Africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e o conquistador do Leão de Judá, que foram dados pela Igreja Ortodoxa etíope, que existe há muito tempo e não tem relação com a Católica. O movimento Rastafari se espalhou muito pelo mundo, principalmente por causa da imigração e do interesse gerado pelo Reggae, mais notavelmente por Bob Marley.


Video que dá uma breve introdução sobre o Rastafari

O Toasting consiste em rimar, sempre no ritmo da batida, sobre uma versão instrumental de uma música Dub . Ele surgiu na década de 60 quando surgiram os primeiros Sound Systems, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos Toasters, autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como sexo e drogas.


Performance de um dos grandes Toaster, o mestre Horacy Andy

A cultura Toasting e o Reggae foram os principais responsáveis pela criação de uma identidade musical e cultural nessas comunidades. Os subúrbios, onde grande parte dessas comunidades viviam, também ficaram conhecidos como Jungle, como o era em Kingston, em alusão a gueto, pereferia. Não só o lugar, mas toda aquele estilo de música, com fortes traços jamaicanos, ficou conhecido como Jungle. Há uma controvérsia e alguns afirmam que Jungle tinha um cunho racista, algo como Niggaz ou negros do subúrbio, mas não nenhum registro de algum artista que tenha se pronunciado a esse respeito.

Embora o Jungle tenha sido originalmente criado e dissipado entre as comunidades afro-caribenhas inglesas, ele se beneficiou de influências e de outros grupos raciais como a dos indianos, movimentos culturais (como o da cultura Ecstasy, predominante nas Raves no final da década de 80) e musicais como o House e o Hip-Hop.


Vocais Ragga, levada Dancehall e beats quebrados: O Proto-Jungle de Rebel MC

Mas foi somente o britânico Michael West aka Rebel MC que conseguiu introduzir e dar forma a uma textura musical que misturava Ragga, Reggae, Dancehall, Hip-Hop, Breakbeat Hardcore, House e “postura” Yardie em suas músicas. Nascia o Ragga-Jungle, um estilo que continha todos os ingredientes para o que viria ser o Jungle, como o conhecemos hoje: o “tom” gangsta dos Rude Boys, o tema “gueto”, linhas de baixo “gordos” do Dub, beats acelerados do Hip-Hop, vocais rasgadões Ragga, noises do Techno, levada do Dancehall e “unity” do Reggae.

Não é para menos que Rebel MC é um dos nomes mais importantes de todos os tempos dentro do Hip-Hop, Jungle e Ragga-Jungle britânico, responsável por ser um dos pioneros na introdução de elementos da música jamaicana na música eletrônica e um dos mais inovadores dentro da cena Jungle/Drum and Bass. É dele o primeiro uso musical documentado do termo Jungle com o seguinte trecho: Rebel got this chant -”alla the junglists”.

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Rebel MC, o pai de todos nós Junglists

Por volta de 1992/1993/1994, o Jungle começa a se tornar popular dentro e fora do UK, sobretudo devido aos clubs de londres. No entanto, alguns produtores envolvidos com a cena começaram a se desvincular da sonoridade e da estrutura estilizada de produção “ragga-gangsta-breaks-violentos”, passando a incorporar novos elementos e ritmos de outros gêneros como Jazz, Cool Jazz, Soul e Techno Hardcore. O boom das novas ferramentas de produção musical, sobretudo os softwares de “computer music�?, permitiram colocar a música e os experimentalismos numa escala nunca antes vista, o que favoreceu, e muito, novas sonoridades dentro do Jungle.


UK Apachi & Shy Fx / Original Nuttah - Clássico absoluto do Ragga-Jungle

Esse movimento foi rotulado pela imprensa de Jungle Intelligence, sendo LTJ Bukem um dos percurssores e o selo Good Looking Records como um dos mais representantes na época. Em um primeiro momento, o Jungle Intelligence manteve as mesmas texturas do beats percurssivos e sincopados do Jungle, mas com um enfoque numa estrutura ritmica mais atmosférica, com basslines mais profundos, sobre vocais e samples de Jazz e Soul. Os pioneiros desse novo estilo foram LTJ Bukem, Fabio, Grooverider, Andy C, Roni Size, DJ SS, Brockie, Mickey Finn, Kenny Ken, Goldie, etc, que lançaram, na verdade, as bases do Drum and Bass.

A partir daí, o Jungle de raíz ficou mais restrito a um pequena cultura de músicos e produtores que se esforçaram em manter a mesma estrutura e com a mesma vibe. Ele vive até hoje e se tornou um estilo de vida para muitos que mantém o espírito do “Rastafari Urbano”, com diria Rebel MC.

Alla the Junglists, Jah Rasta Fari!

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